Ayurveda e a yoga

ayurveda-e-a-yoga

Ayurveda é um termo que significa “ciência da vida”. E como o próprio nome já diz, ensina e orienta seus adeptos a acrescentar no seu dia a dia todos os conhecimentos e valores da vida mais natural e mais saudável, visando corpo, mente e espírito mais fortes e nutridos.
É um sistema de saúde muito antigo - alguns estudiosos dizem ter mais de 5 mil anos. O método de cuidado e bem estar ficou conhecido no Brasil na década de 80. 

Ayurveda é um método que visa equilibrar corpo e mente, cuidando de cada ser humano com qualidade de vida, ligado à yoga e a hábitos saudáveis.  

A yoga é uma parte da filosofia Ayurveda que possibilita que os praticantes conectem o corpo com a mente e o espírito de modo que sinta-se conectado consigo mesmo e desenvolva práticas, que também envolvem o corpo, para a meditação, união e integração das energias do seu corpo com o universo. Ao passo que é possível relaxar a mente, é possível fortalecer seu corpo. 

Com alongamentos, meditação, respiração guiada e exercícios é possível criar uma consciência corporal ao mesmo tempo em que você entende e guia suas emoções e pensamentos. 

Claro que Yoga e Ayurveda exigem prática e constância - já que vivemos em um mundo em que a pressa e os compromissos tomam conta dos nossos dias. É necessário persistir para que essa prática vire um hábito e o hábito traga seus benefícios. 

 

O sistema de saúde  Ayurveda é composto, ainda, por outros elementos, além da Yoga, como: alimentação, massagem, aromaterapia e fitoterapia, por exemplo.
Todos os elementos servem para equilibrar o corpo humano, sua alma e mente, também - de uma forma geral, cada um dos elementos influenciam no todo, no bem estar, na saúde, na imunidade e , claro, na disposição, permitindo uma maneira mais leve de viver a vida - mesmo com os dia a dia mais corridos. 

 

A Ayurveda está classificada como uma terapia bioenergética e pode ser praticada por todas as pessoas, podendo, inclusive, ser associada a tratamentos médicos convencionais para auxiliar o paciente de maneira natural e constante. 

Os benefícios de ligar a Ayurveda com a Yoga está no desenvolvimento de pontos essenciais, como: 

- hidratação da pele
- nutrição do corpo
- melhora do sistema imunológico
- melhora da circulação 

- melhora do sistema linfático
- aumento da força e condicionamento

- melhora o relaxamento dos músculos
- prevenção da pressão alta
- prevenção de diabetes
- melhora em alergias
- auxílio com depressão e ansiedade

 

Yoga na Vida e Ayurveda são pra mim?
Para aplicar as técnicas de Ayurveda à Yoga é necessário que o profissional orientador especializado em ambas as técnicas, entendendo como, juntas, funcionam melhor.
No Yoga na Vida, você tem aulas prática se teóricas com todo embasamento de uma profissional formada, desde 2012, na Hatha Yoga pela Wise Living Yoga Academy, escola afiliada ao The Yoga Institute – o Centro de Yoga mais antigo do mundo.
No programa Yoga na Vida, acreditamos que é possível estabelecer uma vida saudável e leve, acreditamos na qualidade da vida que levamos e podemos ver o resultado que a Ayurveda e a Yoga somam no auxílio de uma vida melhor.
A partir do autoconhecimento, técnicas corporais, respiração correta e intencional, boa alimentação e o suporte de tudo que a natureza já nos disponibiliza, é possível manter-se em pleno equilíbrio.
Viva mais motivada, mais consciente e com mais bem estar. Conheça os benefícios que a yoga e a ayurveda podem proporcionar.

Viva mais e melhor, com autoconfiança, entendimento, paciência, flexibilidade, controle das emoções, menos stress, menos dores e doenças e equilíbrio vivenciando o poder da yoga e ayurveda.